Você é uma daquelas pessoas que fica muito nervoso quando precisa falar em público – seja qual for seu momento de exposição? Se sim, sua boca seca, você sua frio, as pernas tremem, o coração dispara, a respiração acelera e, muitas vezes, dá um branco geral que você não se apresenta ou fala como gostaria. Não é fácil, eu sei. Mas, há como melhorar e transformar os seus momentos “em cena” mais leves e menos sofridos e, saiba, você não é a única pessoa a sofrer com isso.
Ouço muito das pessoas que temem falar em público, profissionais que já tentaram de tudo, mas o medo persiste em aparecer nas horas que menos precisam dele, o branco impede a apresentação de sair como deveria e surge a insegurança para uma próxima oportunidade.
A primeira dica para quem sente e sofre com tudo que falei acima é entender “O QUE TE TRAVA”. Faça uma rápida análise sobre o seu – ou os seus – momentos de exposição (falar ao público). São palestras? Reuniões de equipe? Avalie friamente tudo que pode acontecer neste tal ‘momento de exposição’. Por que você fica com medo? Medo de quê? De quem?
É fundamental avaliar o que dispara o seu medo para que possa trabalhar o X da questão, a causa e não as consequências. Ou seja, não vai conseguir superar isso se tentar trabalhar as consequências: boca seca, branco de memória, perna bamba, falta de ar, inseguranças. NÃO. Você precisa entender o motivo de chegar a tal situação e, sabendo a causa, trabalhar efetivamente na questão que te dá o gatilho para este medo.
Vou exemplificar para que fique didático: suponhamos que você tem medo de não saber a resposta para alguma pergunta que pode, eventualmente, ser feita na sua apresentação. Você tem dois caminhos: estudar e saber TUDO sobre o assunto – se isso te tranquilizar – ou, caso surja uma pergunta sem reposta no momento dizer: “não tenho a resposta agora, mas assim que a tiver, entro em contato e te respondo”. E – se tranquilizar do mesmo jeito – porque ninguém sabe tudo sobre tudo, e está tudo bem.
O que você não pode é sofrer por antecipação e deixar esta PRÉ-ocupação te travar e te prejudicar. #ficaadica
Conheça nosso curso sobre como FALAR EM PÚBLICO e aprimore suas apresentações!
Cândice La Terza