Celebrante de Casamento:
O celebrante de casamento atua na celebração do matrimônio, ou seja, na cerimônia de casamento, conduzindo o evento e marcando a união entre os noivos. O celebrante pode ser um:
- Juiz de Paz – responsável pela oficialização do casamento. Obs.: Alguns celebrantes têm a habilitação para oficializar um casamento junto aos órgãos cabíveis.
- Pode pertencer a uma religião específica – padre, pastor, rabino… Os celebrantes religiosos costumam seguir um roteiro pré definido pela igreja a qual pertencem.
- Pode ser ecumênico – realiza celebração religiosa, mas sem nenhuma religião específica.
- Agnóstico – sem vínculos com nenhuma religião ou crença. Assim como o ecumênico, o celebrante agnóstico realiza alguns rituais simbólicos para evidenciar a importância daquele momento que esta sendo vivido.
É importante destacar que nem todos os celebrantes realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou da igreja, como é o caso de um padre.
Cerimonialista ou Assessor(a):
É o profissional que trabalha antes e/ ou durante todo o dia do evento, sendo responsável pela organização, o bom desenvolvimento e andamento da festa. É responsável por todo o cortejo, do protocolo de um casamento e da aplicação de etiqueta tanto durante a cerimônia quanto na festa. Ele atua nos bastidores, seguindo um roteiro que foi definido previamente com os noivos.
No dia do evento, o cerimonialista/assessor fiscaliza e coordena o trabalho dos fornecedores e demais profissionais para que tudo corra conforme contratado e que eventuais imprevistos sejam resolvidos sem que atrapalhem o bom andamento do evento.
Mestre de Cerimônia:
Na grande maioria das vezes, senão em todas, faz a abertura e encerramento do evento, no palco, ao microfone. É o condutor do ritmo do evento e deve possuir excelente oratória. O ideal é que seja um profissional da área de Comunicação.