Mestre de cerimônias

Celebrante, Cerimonialista ou Mestre de Cerimônias?

Mestre de Cerimônias

Um mestre de cerimônias é o anfitrião oficial de um evento, performance ou festa. Normalmente, ele apresenta os oradores, faz anúncios e entretém a plateia para que a cerimônia siga o rumo esperado da melhor maneira possível.

Costumam ser solicitados para eventos formais, como formaturas, entrega de prêmios, homenagens, congressos, eventos oficiais, convenções, workshops, lançamentos de produtos, inaugurações e coletivas de imprensa.

Na grande maioria das vezes, senão em todas, faz a abertura e encerramento do evento, no palco, ao microfone. É o condutor do ritmo do evento e debe possuir excelente oratória. O ideal é que seja um profissional da área de Comunicação.

 

Celebrante de Casamento
O celebrante de casamento atua na celebração do matrimônio, ou seja, na cerimônia de casamento, conduzindo o evento e marcando a união entre os noivos. O celebrante pode ser um:

  • Juiz de Paz – responsável pela oficialização do casamento. Alguns celebrantes tem o magistrado de oficializar um casamento junto aos órgãos cabíveis.
  • Pode pertencer a uma religião específica – padre, pastor, rabino… Os celebrantes religiosos costumam seguir um roteiro pré definido pela igreja a qual pertencem.
  • Pode ser ecumênico – realiza celebração religiosa mas sem nenhuma religião específica.
  • Agnóstico – sem vínculos com nenhuma religião ou crença.  Assim como o ecumênico, o celebrante agnóstico realiza alguns rituais simbólicos para evidenciar a importância daquele momento que esta sendo vivido.

É importante destacar que nem todos os celebrantes realizam a cerimônia em diligência, ou seja, fora do cartório ou da igreja, como é o caso de um padre.

 

Cerimonialista ou Assessor(a)
É o profissional que trabalha antes e/ ou durante todo o dia do evento, sendo responsável pelo bom desenvolver da festa. É responsável por todo o cortejo, do protocolo de um casamento e da aplicação de etiqueta tanto durante a cerimônia quanto na festa. É imprescindível a contratação deste profissional para um casamento. Ele atua nos bastidores, seguindo um roteiro que foi definido previamente com os noivos.

No dia do evento, o cerimonialista fiscaliza e coordena o trabalho dos fornecedores e demais profissionais para que tudo ocorra conforme contratado e que eventuais imprevistos sejam resolvidos sem que atrapalhem o bom andamento do evento.

Nenhum comentário

Escreva uma resposta

(13) 9 9785-6896